sexta-feira, 4 de julho de 2008

Afinal, o que é justiça?

É vício ou virtude? Seria justo prejudicar um inimigo? Essas são questões difíceis de responder. Tentemos definir o que é justiça: justiça poderia ser definida como “fazer o bem e devolver a todos o que é devido”, então seria justo fazer mal aos inimigos, pois a eles o que é devido é o mal? Não me parece correto; para o homem justo, não é certo prejudicar alguém.


.............


Esta discussão está presente no Livro II de A República de Platão. Quer saber mais? Clique no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dgsd2jkm_1rg3sp9cn&hl=en


2 comentários:

Mauro Berimbau disse...

Essa pergunta também é feita pelos católicos (religiosos), mas a Igreja Católica respondeu por eles "claro que não devemos machucar nossos inimigos! Devemos dar a OUTRA FACE! Isso! Bate mais no pobre sofredor!! Bate que ele gosta!!"

Aliás, já me disseram na faculdade que o catolicismo é uma espécie de platonismo para as massas. A crença de que a Verdade não está na Terra, mas em outro mundo, está presente em ambas filosofias.

Ei! Legal o blog!! Continua colocando coisas legais e me dá acesso aos documentos... XD

Meu caderno de idéias disse...

Sim, muito relevante o seu comentário...aliás, Nietzsche é um autor que vai detonar com este esquema do cristianismo...olha esse trecho do livro do Deleuze: "Em relação ao cristianismo, os Gregos são crianças. A sua forma de depreciar a existência, o seu 'niilismo', não possui a perfeição cristã. Julgam a existência culpada, mas ainda não tinham inventado essa sutileza que consiste em julgá-la culpada e responsável." Sacou a ironia?